Andar
Leve
Pela
Vida

Varizes estouradas? E agora, o que fazer?

As veias das pernas têm a função de levar o sangue ao coração após irrigarem os membros inferiores. Quando elas não funcionam como deveriam, surgem as varizes, que se tratam de veias dilatadas e tortuosas responsáveis por provocar inchaços, alterações na sensibilidade da pele, entre outros sintomas.

Existe um grande problema nisso, que são as varizes estouradas. Elas ocorrem por alguns motivos e, sem o socorro adequado, podem levar à morte.

Devido à importância de tomar as decisões corretas nesse tipo de caso, elaboramos este post para esclarecer os principais pontos sobre as varizes estouradas. Acompanhe!

Quais são as principais causas das varizes?

Existem alguns fatores que podem facilitar o surgimento das varizes. Conheça os principais:

  • genética: ter um parente de primeiro grau com varizes pode aumentar as chances de desenvolvê-las;
  • gestação: As alterações hormonais da gravidez fazem com que as paredes das veias tornem-se inchadas e enfraqueçam, principalmente se ocorrerem mais de 3 gestações;
  • obesidade: O excesso de peso corporal favorece o inchaço e dificulta ainda mais o retorno do sangue venoso ao coração;
  • sexo: o número de mulheres com varizes é maior que o de homens. Mulheres em qualquer faixa etária são mais propensas que homens;
  • sedentarismo: a falta da prática de atividade física facilita o ganho de peso. Pessoas sedentárias tem risco mais elevado de apresentar varizes e vasinhos. Uma das razões está associada a falta do fortalecimento dos músculos das panturrilhas realizem a sua função.

O que fazer quando as varizes estouram?

O mais importante a ser feito nos casos de sangramento de varizes é aplicar as medidas adequadas para parar a hemorragia por meio da pressão sobre o local. Também é preciso buscar ajuda médica urgente para evitar que a vítima entre em choque e diminuir o risco de morte.

Para simplificar esse processo, elaboramos um passo a passo:

  • deite a pessoa e tente deixá-la calma;
  • levante a perna em que o sangramento se encontra acima do nível da cabeça;
  • comprima a região do sangramento com um pano limpo molhado em água fria;
  • continue com a pressão sobre o local com o auxílio de um pano ;
  • leve o indivíduo imediatamente ao pronto-socorro ou chame uma ambulância.

Quais são os sintomas das varizes estouradas?

Entre os principais sintomas das varizes estouradas estão:

  • hemorragia, caracterizada por sangramento grande, que pode ser entendido como uma complicação das varizes;
  • hematomas ao redor, que podem ser azuis, roxos ou vermelhos;
  • dor na região.

O que leva ao risco de as varizes estourarem?

Na maioria dos casos, as veias estouram e o sangramento acontece quando coçamos as varizes e elas estão muito dilatadas, principalmente em situações em que a pessoa não usa meias de compressão, não faz exercícios para movimentar e fortalecer os membros inferiores e melhorar o fluxo sanguíneo.

Isso também ocorre quando o indivíduo não realiza o tratamento médico adequado, tendo em vista que as intervenções disponíveis para evitar esse problema têm evoluído muito com o passar do tempo.

Agora que você já sabe os principais problemas que as varizes estouradas podem provocar, para evitar que isso aconteça, é importante ter em mente que a prevenção é a melhor alternativa. Por isso, o ideal é buscar o tratamento correto com um especialista que tenha autoridade na área, como a Spaço Vascular.

Quer entender melhor como podemos ajudar a solucionar esse problema? Então, entre em contato com a gente!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Newsletter

Quer ficar por dentro das melhores dicas e conteúdos do blog?
Categorias
Agendar consulta médica

Vê varizes nas pernas? Agende agora uma consulta médica

Na Spaço Vascular a entrevista médica e o exame de ecodoppler são feitos pelo próprio cirurgião vascular durante a consulta e você recebe o diagnóstico completo na hora. Otimizamos seu tempo!