Andar
Leve
Pela
Vida

Afinal, qual é a relação das varizes com a idade? Entenda aqui!

As varizes são um problema que atinge homens e mulheres e que tende a ser percebido mais comumente na fase adulta, sendo muito comum em pacientes idosos. Por isso, é comum que se questione se existe relação entre varizes e idade.

Afinal, a idade é um fator que contribui para as varizes? Somente pacientes mais velhos podem desenvolver varizes ou esse é um problema que pode surgir por outros motivos?

Neste post, respondemos essas perguntas e explicamos a relação entre varizes e idade, além da importância de evitar as varizes e algumas dicas para isso. Confira os detalhes abaixo e tenha uma ótima leitura!

Entenda a relação entre varizes e idade

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a idade não é o único fator que contribui para o surgimento das varizes, sendo que elas podem surgir até mesmo em crianças e adolescentes. No entanto, existe relação entre o surgimento de varizes e idade.

Com o envelhecimento do corpo as veias tendem a dilatar e dificultam o retorno do sangue ao coração, facilitando o surgimento das varizes.
No entanto, fatores como excesso de peso, permanecer por longo período em pé ou sentado, não fazer exercícios físicos e até mesmo a genética podem contribuir para o desenvolvimento de varizes em qualquer idade.

Veja a importância de tratar as varizes desde cedo

Como as varizes são problemas que representam diversos sintomas, como desconforto, inchaços, dores nas pernas e formigamento, elas devem ser tratadas desde cedo. Com o passar dos anos, o problema das varizes tende a aumentar, dificultando seu tratamento.

Por isso, para pacientes com histórico familiar ou que se enquadrem em grupos propensos a desenvolver varizes, é fundamental adotar práticas e hábitos para controlar os sintomas das varizes o mais cedo possível.

Confira algumas dicas para controlar as varizes

Conforme explicamos acima, diversos fatores podem contribuir para o surgimento das varizes, mesmo que exista uma relação direta entre varizes e idade. Fatores de risco como excesso de peso, não fazer exercícios físicos podem acelerar ou acarretar seu surgimento.
Veja abaixo algumas dicas para começar a praticar hoje mesmo:

  • pratique exercícios físicos regularmente e de forma correta;
  • mantenha uma alimentação saudável e balanceada;
  • evite ficar de pé ou sentado durante longos períodos.

Como é possível concluir, é fundamental adotar alguns hábitos e práticas para a vida saudável o mais cedo possível, visando evitar problemas com as varizes. Como explicamos, a relação entre varizes e idade é muito importante, quanto mais velhos ficamos maiores as chances de desenvolvermos a doença. O passar dos anos é um fator agravante para o problema, portanto, procure o vascular o quanto antes para um tratamento mais eficiente.

Além disso, ao adotar a prática de exercícios físicos com regularidade, a alimentação saudável e também evitar ficar de pé ou sentado durante períodos muito longos, é possível diminuir as chances do surgimento das varizes com a passagem dos anos ou mesmo diminuir sua intensidade e sintomas.

O que você achou de entender melhor a relação entre varizes e idade e nossas dicas para evitar o surgimento das varizes? Se você gostou e acredita que esse conteúdo pode ser útil para outras pessoas, aproveite e compartilhe-o em suas redes sociais!
Gostou? Siga nosso Facebook!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Newsletter

Quer ficar por dentro das melhores dicas e conteúdos do blog?
Categorias
Agendar consulta médica

Vê varizes nas pernas? Agende agora uma consulta médica

Na Spaço Vascular a entrevista médica e o exame de ecodoppler são feitos pelo próprio cirurgião vascular durante a consulta e você recebe o diagnóstico completo na hora. Otimizamos seu tempo!