Andar
Leve
Pela
Vida

Conheça 4 exercícios para quem tem varizes nas pernas

Um problema que atinge um grande número de pessoas em todo o mundo, as varizes causam grande incômodo estético, mas devemos lembrar que varizes são a manifestação de uma doença séria chamada DVC (Doença Venosa Crônica). Causam dores, sensação de peso e cansaço nas pernas, inchaço e em estágios mais avançados manchas castanhas na pele, coceira e feridas de perna. Por ser uma doença devemos estar atentos às práticas diárias dependentes de nós, capazes de minimizar o desconforto, como a prática de alguns exercícios físicos para varizes nas pernas.

Além de melhorar a circulação sanguínea na região, os exercícios físicos auxiliam na diminuição do inchaço e das inflamações, minimizando também o impacto estético e o desconforto nas áreas atingidas pelas varizes.

Neste post você vai conferir a importância de adotar a prática de exercícios para varizes nas pernas, as práticas que podem auxiliar no tratamento desse tipo de problema e como elas beneficiam quem tem varizes nos membros inferiores. Aproveite o conteúdo e tenha uma ótima leitura!

Entenda a importância de exercícios para varizes nas pernas

Considerados pelos especialistas como uma das formas mais eficientes para postergar seu surgimento e diminuir os impactos na saúde causados pelo problema, os exercícios para varizes nas pernas representam rotinas fáceis, mas importantes, que podem ser realizadas em casa e sem necessidade de outros equipamentos.

Além de diminuir o inchaço das regiões afetadas pelas varizes e melhorar as dores, os exercícios também permitem aos pacientes melhora na sua qualidade de vida.

Conheça alguns exercícios para varizes nas pernas

A circulação adequada do sangue das pernas de volta ao coração depende da capacidade dos músculos das panturrilhas. Estes músculos são os responsáveis pelo impulsionamento do sangue contra a gravidade. Logo, quanto menos exercícios fazemos mais flácidos serão estes músculos e maior a dificuldade para o sangue retornar ao coração. Quando temos varizes visíveis são um sinal claro de que nossas veias dilataram e não conseguem com eficiência, impedir que o sangue permaneça na parte inferior das pernas. Razão pela qual, manchas castanhas começam a se mostrar e o estágio seguinte é a ferida de perna porque a pele não tem oxigênio suficiente para se manter sadia.

Os dois fatores juntos; músculos flácidos e veias incompetentes são a fórmula perfeita para sintomas cada vez mais intensos nas pernas. Os exercícios contribuem para a diminuição das varizes e dos incômodos causados por elas. Listamos abaixo alguns dos principais exercícios para varizes nas pernas. Confira!

1. Caminhada

A prática de caminhada é um dos principais recursos para auxiliar nos problemas vasculares, sendo um dos melhores exercícios para varizes nas pernas. Além de ser um exercício fácil de realizar, ele possui baixo impacto, fortalecendo também os músculos da panturrilha e tonificando toda a região das pernas.

2. Ciclismo

A prática de ciclismo também é uma excelente estratégia para trabalhar os músculos das pernas, principalmente da panturrilha, melhorando o fluxo de sangue na região, mas sem impactar em excesso os ossos e articulações.

3. Hidroginástica

A natação e a hidroginástica são opções excelentes para quem está buscando exercícios para varizes nas pernas. Além do baixo impacto dos exercícios realizados na água, a pressão externa exercida pela água também é benéfica para a saúde.

4. Pilates

A prática de pilates também é excelente para auxiliar no tratamento das varizes. Por meio da tonificação e do fortalecimento da musculatura, é possível promover a oxigenação das áreas afetadas pelas varizes, diminuindo o inchaço e também aliviando as dores crônicas.

Como é possível concluir, é fundamental adotar a prática de exercícios para varizes nas pernas, já que eles permitem controlar o desenvolvimento das varizes, reduzir o inchaço e também as dores causadas por esse tipo de problema.

Além disso, ao praticar exercícios como caminhada, ciclismo e pilates, é possível fortalecer os músculos das pernas, ativar a circulação sanguínea da região e tonificar a pele, auxiliando na diminuição dos sintomas das varizes.

O que achou de entender melhor a importância da prática de exercícios para varizes nas pernas e de conhecer alguns exercícios benéficos para esse tipo de problema? Aproveite e entenda também como é possível tratar varizes!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Newsletter

Quer ficar por dentro das melhores dicas e conteúdos do blog?
Categorias
Agendar consulta médica

Vê varizes nas pernas? Agende agora uma consulta médica

Na Spaço Vascular a entrevista médica e o exame de ecodoppler são feitos pelo próprio cirurgião vascular durante a consulta e você recebe o diagnóstico completo na hora. Otimizamos seu tempo!