Andar
Leve
Pela
Vida

Sabia que também existe varizes em homens? Saiba mais!

Ao contrário do que muita gente pensa, os temíveis vasinhos e veias dilatados não são exclusividade feminina, varizes em homens também existe!

De fato a doença é mais comum em mulheres, e elas também tendem a ser mais preocupadas com saúde e estética buscando com mais frequência o diagnóstico. Porém, os homens também sofrem com sintomas como sensação de peso e inchaço nas pernas, além de dor e edema.

Ocultos embaixo dos pelos das pernas, muitas vezes os vasinhos iniciais não são notados pelos homens, que já costumam demorar mais a procurar tratamento, permitindo que o problema se agrave. Mas as varizes podem levar a complicações mais sérias, e por isso é importante se informar sobre o assunto.

Confira agora porque elas acontecem também em homens, quais são os riscos e como evitá-los!

Quais as principais causas das varizes em homens?

A doença costuma ser associada às mulheres, por causa dos fatores hormonais, mas, de acordo com as estimativas da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular), 30% dos homens brasileiros têm varizes. Isso acontece devido aos demais fatores de risco para a doença. Confira!

Genética

Importante causa da doença venosa crônica, que leva ao aparecimento das varizes, é hereditária. Se pelo menos um dos pais apresenta o problema, é provável que, mais cedo ou mais tarde, as varizes apareçam.

Idade

A partir do envelhecimento, os efeitos da sobrecarga nas veias das pernas, que trabalham contra a gravidade, se intensificam. Além disso, com o avanço da idade e o afrouxamento dos tecidos, as veias varicosas se tornam mais aparentes. Ainda de acordo com a SBACV, 70% das pessoas acima de 70 anos têm varizes.

Ocupação

Trabalhos que exijam que a pessoa passe muito tempo em pé ou sentado, como dentistas, seguranças e cabeleireiros sobrecarregam as veias dos membros inferiores, que precisam vencer a gravidade para mandar o sangue de volta para o coração. Isso pode acelerar o inchaço, além da dor, obrigando a interrupção do trabalho para colocar as pernas para cima como forma de alívio.

Maus hábitos

Outros fatores que aceleram ou agravam o problema naqueles que já têm a predisposição são o sedentarismo, excesso de peso, má alimentação etc.

Falta de cuidado com a saúde

No caso específico dos homens, a falta de cuidado com a saúde é um agravante. Eles não costumam visitar o médico com frequência e nem realizam exames de rotina. Além de se incomodarem menos com questões estéticas, as varizes são menos aparentes nas pernas peludas. Por fim, eles resistem ao uso de medidas preventivas, como as meias de compressão.

Quais são as possíveis complicações?

O grande problema com as varizes é que elas são os sinais de uma doença, chamada Doença Venosa Crônica (DVC). A doença evolui ao longo do tempo para outras complicações. O que é particularmente preocupante no homens, que demoram a se dar conta do problema.

Flebite

Trata-se de uma inflamação, com a formação de coágulos no interior dos vasos. O quadro leva ao fechamento parcial da veia, causando dor, inchaço e possíveis complicações, como a trombose venosa profunda.

Ulcerações

A progressão da doença dificulta cada vez mais o retorno do sangue ao coração, o que dificulta a oxigenação, causando o sofrimento da pele, abrindo-a. São as feridas de perna ou Úlcera Varicosa.

Como prevenir esse problema?

Como vimos, as causas são também hereditárias e aqueles que têm a predisposição para a doença venosa crônica não têm como evitar varizes. No entanto, alguns cuidados são importantes para retardar o aparecimento e a evolução do quadro. As principais medidas preventivas são:

  • praticar exercícios físicos regularmente;
  • evitar passar longos períodos na mesma posição, em pé ou sentado;
  • cuidar da alimentação e da manutenção do peso;
  • usar meias de compressão caso apresente fatores de risco ou sintomas iniciais.

Ainda que em menor proporção do que nas mulheres, varizes em homens também são comuns, embora passem despercebidas em seus estágios iniciais. Por isso é muito importante realizar um check-up vascular periodicamente e cuidar da saúde, adotando um estilo de vida saudável.
Agora que você já conhece as causa e os riscos, entenda quando é o momento certo de operar varizes e qual é o melhor tratamento!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Newsletter

Quer ficar por dentro das melhores dicas e conteúdos do blog?
Categorias
Agendar consulta médica

Vê varizes nas pernas? Agende agora uma consulta médica

Na Spaço Vascular a entrevista médica e o exame de ecodoppler são feitos pelo próprio cirurgião vascular durante a consulta e você recebe o diagnóstico completo na hora. Otimizamos seu tempo!