Andar
Leve
Pela
Vida

Quais os benefícios do Pilates para quem tem varizes?

As varizes assombram o dia a dia de diversas mulheres pelo incômodo, dores, inchaço, aparência e coceira. Porém, apesar de ser uma doença que se manifesta mais nelas, os homens também são acometidos pelas famosas veias dilatadas.

Já existe uma variedade de tratamentos para essa doença, desde os menos invasivos até os mais complexos como a cirurgia. O que algumas pessoas ainda não sabem é que o Pilates e as atividades físicas podem ajudar na circulação sanguínea, amenizando seus sintomas.

Neste artigo, falaremos mais sobre as varizes e o modo como as atividades físicas podem ajudar. Entenda quais os benefícios do Pilates para o tratamento!

O que são as varizes?

São nada mais que veias torcidas e dilatadas causando o mau funcionamento das válvulas sanguíneas, que “abrem e fecham”. As válvulas ajudam na circulação porque fazem o sangue fluir para cima em direção ao coração quando estão funcionando normalmente.

Quando essas válvulas não fazem seu trabalho, em função da dilatação das veias, um certo volume de sangue vai ficando estagnado na perna, sobrecarregando os capilares, favorecendo o edema, causando sintomas e desencadeando as alterações de pele. À medida que as veias se expandem, elas se tornam mais visíveis porque ficam mais próximas da superfície da pele, formando os padrões típicos das varizes e vasinhos. Na maioria dos casos, elas estão localizadas nos membros inferiores (pernas e pés).
Essa doença tem como principais fatores causadores:

  • tipo de ocupação no trabalho, permanecendo muitas horas em pé ou sentado na mesma posição;
  • predisposição genética;
  • excesso de peso;
  • sedentarismo;
  • gravidez.

Engana-se quem pensa que o problema é só a estética. Essa doença pode causar dores fortes, sensação de peso nas pernas, câimbras noturnas, escurecimento da pele e, até mesmo, coágulos em casos mais graves.

Uma excelente forma de tratar e prevenir seus sintomas é praticar exercícios físicos, que ativam os músculos das pernas podendo aliviar dores e cãibras, porque esses músculos mantêm o sangue se movendo pelas veias das pernas.

Como o Pilates pode ajudar?

O Pilates, feito regularmente, melhora a circulação, combate o inchaço e atua diretamente na causa do problema, proporcionando alívio, já que fortalece, alonga e define os músculos também das panturrilhas, nosso segundo coração e muito importantes para o bombeamento do sangue.

Esse método promove a reeducação dos movimentos do corpo, o que melhora a respiração, aumenta a flexibilidade, corrige a postura e previne lesões. Quando se trata de varizes, o Pilates ativa a circulação do sangue nos músculos e, ao mesmo tempo, trabalha-os, evitando a congestão venosa.

Os movimentos praticados são suaves, então, os exercícios não são de alto impacto, um ponto positivo se também houver excesso de peso.

Quais os benefícios do Pilates para tratar as varizes?

Esse método consiste em uma sessão de exercícios elaborada a partir de uma observação do indivíduo e suas necessidades. Isso garante que os resultados sejam alcançados, trazendo diferentes benefícios. Alguns deles são:

  • melhora o equilíbrio;
  • alivia as dores causadas pelas varizes;
  • alonga e fortalece a musculatura;
  • diminui o inchaço;
  • aumenta a flexibilidade.

Entretanto, para obter esses benefícios, é indispensável que antes de começar a praticar o Pilates seja feita uma avaliação médica, pois as varizes podem ter alguns coágulos, que talvez causem complicações futuras.

Além disso, é sempre bom pedir ajuda do instrutor para que ele se certifique de que os movimentos estão sendo feitos da forma certa. Quando praticado corretamente, o Pilates é uma boa alternativa no tratamento para varizes.

Gostou de saber quais os benefícios do Pilates para quem sofre com varizes? Então, compartilhe este artigo nas redes sociais! Assim, mais pessoas vão poder conhecer sobre o assunto.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Newsletter

Quer ficar por dentro das melhores dicas e conteúdos do blog?
Categorias
Agendar consulta médica

Vê varizes nas pernas? Agende agora uma consulta médica

Na Spaço Vascular a entrevista médica e o exame de ecodoppler são feitos pelo próprio cirurgião vascular durante a consulta e você recebe o diagnóstico completo na hora. Otimizamos seu tempo!